Moradores de Campos do Jordão, cidade mais alta do país que fica localizada na Serra da Mantiqueira, relataram ficarem assustados após sentirem um tremor no solo e um barulho alto semelhante ao de uma explosão, na tarde desta quarta-feira (31).
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo chegou a registrar um tremor de magnitude 2,2 na escala Richter em Campos do Jordão e também recebeu relatos de objetos se movendo por conta do sismo, mas, depois, a informação foi revista pelos pesquisadores, que afirmaram que não houve tremor no solo.
"A gente fez isso com base em duas estações sismográficas que estão em Minas Gerais, mas a gente recebeu dados de uma estação mais próxima, que está em Paraibuna, e essa estação já tem uma assinatura diferente das demais, então como ela está mais perto, ela é bem mais confiável, as ondas são mais claras e já não é um registro parecido com o sismo natural”, afirmou o pesquisador Bruno Collaço, sismólogo do centro de sismologia da USP.
Após os relatos dos moradores, a Defesa Civil de Campos do Jordão informou que um avião fez um voo rasante pela cidade, o que pode ter causado o forte ruído e um leve tremor de solo.
O barulho deixou muitos moradores intrigados e foi ouvido de vários pontos de Campos do Jordão.
Fonte: G1