O Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, chega à sua 54ª edição em 2024. A programação artística acontece de 29 de junho a 28 de julho e está dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital.
Neste ano, haverá mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão. O festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Organização Social Fundação Osesp.
Na cidade da Serra da Mantiqueira, o tradicional Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari e a Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista, integram o circuito. Na capital paulista, as apresentações incluem a Sala São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na programação artística, destacam-se apresentações do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além dos grupos brasileiros.
“É um imenso prazer realizar mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Uma questão muito relevante sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem neste evento uma visibilidade que faz a diferença. Com este evento, o Governo de São Paulo segue com seu compromisso de promover a cultura e toda a sua transversalidade”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Acessibilidade
Toda a programação de concertos do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão contará com recursos de acessibilidade: audiodescrição (todos os concertos) e interpretação em Libras (concertos com coro e voz), realizadas sob demanda do público, pela empresa parceira Ver com Palavras.
Sobre o festival
Fundado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina uma programação de música de concerto com um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 54 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Ele oferece aos bolsistas a oportunidade de vivenciar importantes nomes da música nacional e internacional, além de proporcionar uma programação cultural de qualidade. Essa iniciativa beneficia não apenas a cidade, mas também toda a região, ampliando o acesso à música erudita.