A temporada de inverno em Campos do Jordão, situada na Serra da Mantiqueira, está em pleno andamento, atraindo um grande número de turistas ansiosos por desfrutar das baixas temperaturas e da vasta programação cultural. A Associação Comercial Empresarial (ACE) da cidade estima que 1,5 milhão de visitantes passarão pelo destino ao longo do inverno.
Este aumento no fluxo de turistas deve ser impulsionar pela nova rota aérea Salvador-São José dos Campos, que deve facilitar a chegada de visitantes do Nordeste. A expectativa é que essa nova conectividade aérea traga um impacto positivo para o turismo local, incrementando ainda mais o número de visitantes.
Entre os principais atrativos da temporada, destaca-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que celebra sua 54ª edição. Este evento, considerado o maior e mais tradicional festival de música clássica da América Latina, acontecerá de 29 de junho a 28 de julho. A programação do festival inclui atividades artísticas e pedagógicas, distribuídas entre Campos do Jordão e São Paulo.
Temperaturas baixas
O frio também será outra grande motivação para a visita dos turistas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os menores índices de temperatura estão previstos para o fim de junho e começo de julho, já durante o inverno, que se inicia no próximo dia 20. A projeção do Inmet indica que o inverno de 2024 será um pouco mais gelado na região em comparação com os últimos anos. Desde 2015, a média de temperatura para junho em Campos do Jordão é de 11,9°C, enquanto em julho é de 11,5°C. No ano passado, a mínima registrada foi de 0,5°C, no dia 18 de junho.