A programação artística prossegue até o final de julho, com atrações em três palcos de Campos do Jordão e outros dois na Sala São Paulo, principal casa de música clássica da capital. O Festival de Inverno está na 53ª edição e é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Além da orquestra mineira, as atrações dos próximos dias reúnem apresentações de bolsistas e professores do Festival de Inverno, como a soprano Eliane Coelho e o pianista Gustavo Carvalho nesta quinta (6), na Sala do Coro; os primeiros concertos da Orquestra do Festival, regida pelo alemão Henrik Schaefer, no Auditório Claudio Santoro (8) e na Sala São Paulo (9); a Orquestra Parassinfônica de São Paulo (Opesp), formada por músicos com deficiência, no Parque Capivari (8); a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, no Auditório Claudio Santoro (9); e a soprano Marília Vargas com a harpista da Osesp, Liuba Klevtsova, na Capela São Pedro (9).
A programação completa do Festival de Inverno prevê 60 concertos, todos gratuitos. Em Campos do Jordão, as apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro (sexta a domingo), no Parque Capivari (sábados e domingos) e Capela São Pedro, no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). Na capital, a Sala São Paulo reúne apresentações na Sala do Coro (de terça a quinta) e na Sala de Concertos (sábados e domingos).
No módulo pedagógico, o Festival de Inverno recebe 136 alunos e 42 professores. Os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, ao longo de aproximadamente mil horas-aula. As atividades reúnem o Brodsky Quartet, que toca a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich, e o quinteto de sopros London Winds, além dos maestros Henrik Schaefer, da Alemanha, e Rebecca Tong, da Indonésia.
Toda a programação é gratuita, e os ingressos podem ser retirados a partir de cinco dias antes de cada apresentação, às 10h, limitado a 4 ingressos por pessoa. Haverá distribuição de bilhetes remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, um hora antes do início de cada apresentação, conforme lotação dos espaços.