A Prefeitura de Campos do Jordão atua em diferentes frentes — de maneira preventiva — a fim de diminuir os impactos das chuvas no município. O trabalho é constante visando ampliar a segurança e o bem-estar dos jordanenses e turistas.
Nos últimos meses, foi realizada a inspeção em 107 bueiros e cerca de 250 metros de tubulações foram inspecionadas e reparadas, nos seguintes bairros: Vilas Abernéssia, Capivari, Ferraz, Albertina, Francisco, Nova Suíça, Sodipe, Paulista, Simonsem, Britador, Biquinha, Portal e Alto da Boa Vista.
A Prefeitura monitora constantemente os rios e córregos no município visando evitar alagamentos e enchentes nas ruas e avenidas da cidade. Entre os serviços realizados está o desassoreamento de córregos na Cachoeira da Rua da Saudade, na Vila Albertina; o córrego do Fracalanza, na Vila Ferraz; córregos da Vila paulista (TCC), a Rua José Braz, no Britador e o Ponto de ônibus do Mercado Municipal.
Devido ao volume de chuvas dos últimos anos, uma grande quantidade de terra de ruas que até então não eram asfaltadas foi levada para o leito do rio. A ação visa melhorar a vazão das águas contribuindo para a mitigação dos alagamentos.
Serão ainda realizados serviços de limpeza com roçada e remoção de bancos de areia nos trechos em frente à rodoviária (Avenida City Park; Vila Suíça (próximo a Madeireira Nossa Senhora de Fátima); Vila Albertina (próximo a Concrebrás); no Buraco da Onça; na Vila Ondina, (córrego da Elektro) e Vila Santa Cruz (córrego da Rua Carapina até a Rua Alexandre Fernandes). Nos locais onde é possível entrar com as máquinas, a Prefeitura aproveita para aumentar a largura do rio, aproximando-o da largura original.
Defesa Civil
Em Campos do Jordão, além do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura a cidade aimda conta com a estrutura do sistema de alerta e monitoramento que tem evitado ocorrências de maior vulto.
Esses sistemas de alerta monitoram o volume de chuvas em diversas regiões ada cidade, direcionando o trabalho para as regiões que se tornam mais vulneráveis em função da quantidade de chuvas.
Se o cidadão notar qualquer anomalia em sua residência, trincas, postes ou árvores inclinadas em vias públicas, deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelo fone 199, Corpo de Bombeiro 193 e Guarda Civil Municipal através do 153.
A Prefeitura lembra que é preciso a cooperação da população para não jogar lixo em bocas de lobo, principalmente no período chuvoso.