Figuras e personagens da época de Jesus Cristo, se movem. As águas caem pelo moinho e o povo do vilarejo segue a vida aguardando a chegada do Salvador na modesta manjedoura.
É assim a ‘vida’ no mais antigo presépio mecanizado da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira: o Presépio Animado de Santo Antônio do Pinhal (SP), inaugurado na última sexta-feira (9/12), em frente à Igreja Matriz, e com tradição de cerca de meio século.
O presépio mecanizado -- assim como o grande desfile Encanto de Natal e Chegada do Papai Noel, na noite de domingo (18/12) – está entre as atrações mais esperadas na cidade. As atrações culturais do Natal têm atraído cada vez mais visitantes à estância climática.
Projetado e confeccionado pelo artista Gustavo Granato Motta da Costa, o presépio tem cerca de 20m² de área e foi todo construído de forma artesanal, levando 40 dias para a montagem. A abertura do presépio contou com apresentação da Banda Municipal de Tremembé, composta por crianças e adolescentes.
Gustavo tem 34 anos, é técnico em eletromecânica e herdou o ofício do avô José Motta. Era seu ajudante na oficina de reparos elétricos e há 15 anos, com o falecimento do avô, assumiu a montagem do primeiro presépio mecanizado.
HISTÓRIA E TRADIÇÃO - O técnico e artista lembra dos seus antepassados para falar sobre a origem dos presépios mecanizados em Santo Antônio do Pinhal.
O presépio atual tem algumas relíquias, peças originais da época do avô. Entre essas peças estão a mulher do pilão, o cortador de lenha e os serradores.
Os monjolos (com água) são criação do sr. José Franco, que era ajudante do José Motta. O monjolo é um tipo de máquina primitiva hidráulica, usada para o processamento e moagem dos grãos.
Outro artesão que também trabalhava com o avô de Gustavo era o sr. Dito Rodolfo. Tanto Rodolfo como Franco são vivos e estão com 90 anos.
Os materiais utilizados para a construção do presépio são madeira, barro, areia e plantas. Os bonecos são confeccionados com mecanismos de cobre e estrutura com massa epóxi.