No dia 12 de novembro, às 20h, acontece no Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal o espetáculo Ubu Rei, onde o protagonista é um personagem inescrupuloso -- manipulado pela esposa, Mãe Ubu -- que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. O evento terá entrada franca.
A TRAMA – Além de ser manipulado pela esposa, Mãe Ubu, Ubu Rei é amparado pelos próprios discípulos e decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência!
“Ubu Rei é uma sátira sobre o poder, revela como são patéticos os tiranos. Eles jogam com o destino das pessoas como se fossem crianças brincando”, diz Augusto Marin, idealizador do projeto.
Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.
A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’ Arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.