Janeiro é o período dedicado à conscientização da importância dos cuidados em saúde mental e emocional. No primeiro mês do ano, as pessoas costumam refletir sobre suas relações, momentos vividos e objetivos que desejam alcançar. E, neste momento, por que não incluir os cuidados com nossas emoções nesta lista?
Saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença. E o novo relatório global World Mental Health Day 2024 traz percepções sobre esse assunto. Em média global, 45% das pessoas entrevistadas nas nações pesquisadas, inclusive o Brasil, consideram este tema como o maior problema de saúde. Esse número era de 27% em 2018.
Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2023, foram concedidos 288 mil benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil, 38% a mais do que em 2022. Precisamos estar atentos.
A dica não é apenas falar sobre o assunto em janeiro, mas manter, ao longo do ano, a consciência sobre possibilidades de mudanças mais alinhadas com a realidade para uma vida mais equilibrada e saudável.
A cor branca, na campanha, foi escolhida por, simbolicamente, representar a cor que possibilita espaço para projetar, escrever ou desenhar o que desejamos concretizar.
Em tempos de início de um novo ano, quando as pessoas costumam traçar objetivos, que tal escrever, entre as metas: cuidar das emoções?
Todos nós vamos passar por desafios, mas a forma como lidamos com eles é que vai fazer a diferença. E caso perceba que não está bem, esteja aberto a formas de cuidado, que podem ser meditação, leitura, caminhadas ao ar livre, terapias ou procurar ajuda psiquiátrica.
Aproveite o momento para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz. Lembre-se dos pequenos hábitos, como fazer uma atividade física ou ter uma alimentação mais saudável.
Para saber mais ou procurar ajuda:
Mapa de Saúde Mental - Instituto Vita Alere criou o Mapa Saúde Mental para facilitar o acesso a serviços de cuidado emocional, psicológico e psiquiátrico. Ele cobre todo o Brasil e indica locais dedicados à saúde mental que oferecem atendimento online ou presencial, sempre de forma gratuita ou a preço social.
Prof.ª Camila Soares - Jornalista, com mestrado em psicossomática, docente e coordenadora de pós-graduação na Universidade Ibirapuera, em São Paulo. Orienta estudos nas áreas de motivação, interdisciplinaridade e aprendizagem corporativa. Líder de ações ESG Jump Label. Atua para o alcance de objetivos de empresas e pessoas de forma eficaz e alinhada aos momentos profissionais e pessoais.