No primeiro ano da pandemia de COVID-19, os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O levantamento destaca que jovens e mulheres foram os mais atingidos.
“Este é um alerta para que todos os países prestem mais atenção à saúde mental e façam um trabalho melhor no apoio à saúde mental de suas populações”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em 2022.
Dados mais atuais revelam resultados desanimadores. Segundo a OMS, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, representando cerca de 9,3% da população.
Excesso de demandas, grande volume de cobranças e poucas pessoas para trabalhar acabam causando diversos transtornos de ordem psicológica. No entanto, as organizações precisam olhar mais para o assunto. E, de fato, o tema tem sido considerado pelos líderes. Mas vamos falar sobre isso no próximo artigo.
Hoje, é importante prestar atenção aos sinais e não esperar apenas pela posição da empresa. Saiba que você também pode contribuir com sua saúde física e mental lembrando do autocuidado mesmo no ambiente de trabalho. Sem listas exaustivas, mas adquirindo pequenos novos hábitos, pode ser possível entender o que você precisa para ser mais feliz sem deixar de lado a produtividade.
Faça uma pausa
O título pode surpreender quem tem dias atarefados, mas criar pequenos intervalos para dedicar alguns minutos à mente e respirar profundamente pode trazer benefícios para sua saúde e produtividade. Vai melhorar até a sua capacidade de decisão.
Comemore suas vitórias
Lembre-se de todas as vitórias, principalmente as pequenas que deram certo. É a união das etapas que resulta na proposta final. Compartilhe com sua equipe. Esse tipo de diálogo pode ajudar a manter o foco às contribuições mais importantes e às ações de valor.
Beba água
Deixar uma garrafinha ao seu lado ajuda a manter o corpo mais saudável, pois tem impacto na saúde do cérebro e, consequentemente, no seu rendimento.
Organize-se!
Dê uma olhada em seu espaço de trabalho. O local limpo e organizado mantém a mente mais focada e evita distrações. Se puder, plantas e fotos de pessoas que você ama também ajudam a deixar você mais feliz.
Cerque-se de boas pessoas
Relacionamentos saudáveis ajudam no autocuidado. Procure passar tempo com pessoas que alimentam sua melhor versão.
Gestão do tempo
Faça uma lista de prioridades e atividades para o dia ou semana. Assim, conforme as demandas chegam, considere o impacto em suas prioridades antes de acetar interrupções. Autocuidado significa honrar o valor e a contribuição que você traz.
Prof.ª Camila Soares. É jornalista, com mestrado em psicossomática e docente do ensino superior. Orienta estudos nas áreas de motivação, interdisciplinaridade, aprendizagem corporativa e ESG. Atua para o alcance de objetivos de empresas e pessoas de forma eficaz e alinhada aos momentos profissionais e pessoais.