563 detentos foram recapturados no estado de São Paulo em quatro dias da “saidinha” temporária, que começou na última terça-feira (17) e liberou cerca de 3,4 mil presos no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Até sexta-feira (20), 327 detentos foram presos no interior paulista, 26 deles na região de São José dos Campos. Os dados são da Secretaria de Segurança Púbica (SSP).
Durante a “saidinha”, os detentos devem seguir regras estabelecidas pela Justiça. Eles precisam permanecer na cidade informada ao juiz, não podem ficar na rua durante a noite e estão proibidos de frequentar bares e boates, além de não poderem se envolver em brigas ou outras condutas consideradas graves.
O descumprimento dessas normas leva à prisão e ao retorno ao sistema prisional antes do fim do período, desta vez previsto para a próxima segunda-feira (23). Os detentos recapturados são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais antes de serem levados novamente às penitenciárias.
Na região, presidiários de Potim, Tremembé, São José dos Campos e Caraguatatuba foram contemplados com o benefício das saidinha.
Na última saída temporária, realizada entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o estado por violarem as regras estabelecidas.