As câmeras de monitoramento do Centro de Segurança Integrado (CSI) da Prefeitura de Pindamonhangaba, aliada à boa ação de seus agentes, foram responsáveis na manhã desta segunda-feira (17) pela identificação e abordagem de um elemento suspeito de prática de vandalismo em comércio da região central.
A ocorrência aconteceu na última quinta-feira, dia 13 de junho, por volta das 19h30, quando um indivíduo realizou inúmeras tentativas de quebrar a vitrine de um estabelecimento comercial, localizado na Praça Monsenhor Marcondes. As imagens viralizaram nas redes sociais e na postagem o responsável pelo estabelecimento comercial afirmou: “Uma pessoa em situação de rua está atuando na região e têm vandalizado as lojas locais, causando prejuízos e transtornos para os comerciantes. Ele quebrou a vitrine da nossa loja aqui no centro. Isso é inaceitável e não podemos mais tolerar esse tipo de comportamento”.
Com as características e imagens cadastradas no CSI, os agentes identificaram o indivíduo que realizou a prática de vandalismo na região do Centro Comercial 10 de Julho e comunicaram aos agentes da Guarda Civil Metropolitana, que se dirigiram ao local.
Durante a abordagem, o suspeito não ofereceu resistência e foi identificado como pessoa sem moradia fixa, homem, de 51 anos de idade.
O indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, não sendo constatado nenhuma pendência com a Justiça. “Considerando que não houve registro de boletim de ocorrência sobre o ato de vandalismo, o indivíduo foi liberado após a devida qualificação.
A Secretaria Municipal de Segurança informa que fez contato com familiares do suspeito sendo informada que o mesmo utiliza de entorpecentes e tem problemas psiquiátricos, sendo tentada diversas internações sem sucesso e que já estão trabalhando por uma internação compulsória.