Um menino de 12 anos morreu e outros dois ficaram gravemente feridos após um colega da mesma idade abrir fogo em uma escola em Vantaa, no norte da Finlândia, informou a polícia nesta terça-feira.
“Hoje, depois das 9h (horário local), houve um tiroteio em uma escola (...) onde um aluno do sexto ano morreu”, disse em entrevista coletiva Ilkka Koskimaki, chefe policial da região. Ele acrescentou que outros dois menores estavam “gravemente feridos”.
O tiroteio ocorreu em uma escola primária na cidade de Vantaa, que tem cerca de 800 alunos, distribuídos em dois centros, de 7 a 15 anos, de acordo com seu site.
A polícia chegou à escola pouco depois das 09h00 locais (06h00 GMT) e o menino foi detido uma hora depois, em Helsinque.
“A prisão foi feita de forma calma. O suspeito estava portando uma arma”, disse a polícia em seu portal na internet.
Um vídeo, divulgado pelo jornal Iltalehti e apresentado como o momento da detenção do suspeito, mostra dois policiais segurando uma pessoa deitada de bruços.
Os pais das crianças que frequentam a escola relataram à mídia finlandesa que o tiroteio ocorreu em uma sala de aula e disseram ter falado com seus filhos por telefone.
As crianças foram mantidas nas salas de aula e muitos pais foram até a escola, onde foram atendidos pela polícia, de acordo com a televisão pública Yle.
Fonte: O Globo