Um dos maiores e principais corredores viários de Taubaté, a avenida Independência lidera em roubos e furtos de veículos na cidade nos últimos 12 meses, com 20 crimes registrados entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.
Desse total, o trecho preferido pelos ladrões é aquele que margeia a Via Dutra, a mais importante rodovia do país.
Segundo os dados da SSP, os pontos da Independência que ficam próximos à Dutra acumulam 14 roubos e furtos de veículos nos últimos 12 meses – 70% do total de roubos e furtos registrados na avenida.
Os números fazem da Independência a via com mais crimes contra veículos na cidade, seguida depois por duas avenidas com seis registros cada: Amador Bueno da Veiga (Jardim Jaraguá) e Dom Pedro 1º (Jardim Baronesa).
Outras seis vias acumulam quatro crimes cada uma nos últimos 12 meses. São três avenidas: Charles Schnneider (São Lucas), Monteiro Lobato (Estiva) e Vila Rica (Estiva). Mais a Estrada do Barreiro e duas ruas Doutor João Batista Ortiz Monteiro (Bonfim) e Pedro Malazartes (Gurilândia).
BAIRROS.
De acordo com os dados da SSP, 15 bairros de Taubaté tiveram 311 roubos e furtos de veículos nos últimos 12 meses, nada menos do que 64% do total da cidade, que chegou a 484 crimes – 148 roubos e 336 furtos.
O Centro é disparado o bairro com mais crimes, acumulando 57 registros nos últimos 12 meses. O bairro da Independência tem 39, seguido de Estiva (27), Três Marias (24) e Belém (20).
Cinco bairros têm 18 crimes cada um em 12 meses: Aeroporto, Água Quente, Areão, Bonfim e São Gonçalo. E depois aparecem os bairros de São José (16), Piracangaguá (12), Jardim das Nações (9), São Lucas (9) e Gurilândia (8).