A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, continua intensificando o combate a venda e o consumo de bebidas adulteradas nas praias e orlas da cidade.
No fim de semana, foram apreendidas mais de 400 itens de bebida adulterada. Na semana passada, entre os dias 6 e 7, os fiscais apreenderam 29 unidades de bebidas alcoólicas sem procedência, assim como a apreensão de bandejas de bebidas, que foram descartadas no banheiro público da Praça da Cultura, no Centro.
Os agentes de fiscalização voltaram sua atenção para casos de vendas de bebidas adulteradas e trabalharam para coibir essa prática, especialmente nos finais de semana e após os shows. A prefeitura alerta aos turistas para que evitem adquirir e consumir bebidas de ambulantes não credenciados pela prefeitura. Os ambulantes credenciados são uniformizados, possuem crachá de identificação e receberam capacitação e qualificação dos órgãos de saúde.
Riscos
Quando adulteradas, as bebidas podem “apresentar compostos não inspecionados e em concentrações tóxicas ao organismo, como é o caso do metanol, que pode causar náuseas, vômitos, cegueira, ou até mesmo a morte”, alerta o professor professor Bruno Spinosa de Martinis, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, responsável pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense, conforme artigo publicado pelo Jornal da USP em 2022.
A fiscalização da prefeitura também interditou uma casa noturna devido à falta de alvará de funcionamento. A casa noturna, que vinha sendo denunciada por perturbação do sossego, já era monitorada pela Prefeitura. Após retomar suas atividades, foi submetida a uma vistoria que constatou seu funcionamento irregular, resultando em sua interdição. Além disso, uma lanchonete também foi interditada pelas más condições sanitárias.
A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que as ações de fiscalização continuarão de forma rigorosa para garantir a segurança e o cumprimento das normas por parte dos estabelecimentos comerciais da cidade.