A partir desta sexta-feira (22) aproximadamente 3.500 detentos que cumprem pena em regime semiaberto serão beneficiados com a “saidinha temporária” no Vale do Paraíba.
Esta será a quarta vez em 2023 que os presos terão a oportunidade de deixar as unidades prisionais, após os períodos anteriores em março, junho e setembro.
A liberação temporária desta vez se estenderá até o dia 3 de janeiro de 2024 e vai abranger os detendos de 10 presídios na região. O Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha, em Tremembé, que abriga cerca de 2.500 detentos, será o local com o maior volume de presos beneficiados com a medida.
Entre os presidiários “famosos” que receberão o benefício estão Gil Rugai, condenado em 2013 por matar o pai e a madrasta; Alexandre Nardoni, condenado em 2010 pela morte da filha Isabela; Cristian Cravinhos, que participou do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, solta em janeiro para cumprir pena em regime aberto; e Lindemberg Alves, preso por sequestrar e matar a ex-namorada Eloá.
Saídas temporárias
A saída temporária é prevista na Lei de Execução Penal. O direito é concedido aos presos em regime semiaberto que satisfazem alguns requisitos, como comportamento adequado e não ter sido condenado por crime hediondo.
Autorizadas pelo juiz de execução penal, as saídas devem ser para a pessoa realizar visitas à família, frequentar cursos profissionalizantes ou para a participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.