Caraguatatuba foi apontada como uma das mais violentas no estado de São Paulo, segundo dados divulgados neste mês pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento levou em conta apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com dados dos pesquisadores do Fórum, Caraguatatuba tem taxa de homicídios cerca de três vezes maior que a média. “Com 26,7 casos para cada 100 mil habitantes, a cidade no litoral norte, uma das principais regiões turísticas do Estado, registrou a maior taxa de homicídios do Estado no último ano”, destacou o jornalista em seu artigo.
A média nacional de homicídios em 2022, a menor desde 2011, foi de 23,4. Caraguatatuba com o índice de 26,7 casos para cada 100 mil habitantes ultrapassou a média nacional em 2022 e se aproxima aos índices registrados no Rio de Janeiro (27,9).
O índice de homicídios de Caraguatatuba superou em muito o registrado em outras regiões do estado, como no interior (em São Carlos foi de 19,2) e, no Vale do Paraíba (em Guaratinguetá o índice foi de 18,6). O índice de Caraguatatuba supera até mesmo da capital paulista que foi de 7,3.
Segundo o artigo do Estadão, Investigações apontam o avanço do crime organizado no interior do Estado. Isso pode, também, estar ocorrendo nas demais cidades do litoral norte paulista.
Autoridades policiais do Estado e, também, do litoral norte, argumentam que a maioria das mortes resultam de briga entre traficantes. De qualquer maneira, o aumento da criminalidade e das mortes gera insegurança aos moradores e prejudica os negócios, principalmente, imobiliários e o turismo no município.
Caraguatatuba tem 134.875 moradores, segundo o Censo de 2022. A cidade registrou um aumento populacional de 33,75% em comparação com o Censo de 2010. Caraguatatuba tem a maior população da região, superando Ubatuba (92.980), São Sebastião (81.540) e Ilhabela ( 34.934). A cidade é também o centro comercial e educacional da região e a porta de entrada do litoral norte.