Os casos de estupros tiveram um aumento de 21% no Vale do Paraíba nos cinco primeiros meses em um comparativo de 2023 com o ano anterior. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
Em 2023, de janeiro a maio, a pasta de segurança do estado paulista registrou em seu sistema de ocorrências 329 casos de estupro na região do Vale. Destes, 244 correspondem aos chamados ‘estupro de vulnerável’, quando há a prática de relações sexuais, com ou sem consentimento, de maiores de idade com menores de 14 anos.
Os números são superiores ao registrado pela SSP no mesmo período em 2022. Naqueles cinco meses a região registrou 270 casos de estupro, sendo 196 referentes a ‘estupro de vulnerável’.
Em números gerais, a RMVale só fica à frente das regiões de Bauru, Presidente Prudente e Araçatuba (em ordem decrescente) no número de ocorrências de estupro registrados nestes primeiros cinco meses. O Vale, empatado com a região de Rio Preto, é a quarta região com menos crimes do tipo neste período.