O Vale do Paraíba encerrou o primeiro quadrimestre de 2023 com 104 pessoas mortas em homicídios, um percentual de 13% acima da segunda região mais violenta do estado de São Paulo. Ribeirão Preto fechou o período com 92 vítimas em homicídios.
Apenas a RMVale ultrapassa a casa de 100 mortes em homicídios em quatro meses do ano. Piracicaba e Campinas aparecem com 85 e 74 mortes, respectivamente, bem abaixo do Vale. Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).
A boa notícia é que a RMVale mantém a tendência de redução dos homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado, com 104 contra 133 vítimas, uma queda de 21,8%. O indicador está em redução na região desde janeiro deste ano.
As vítimas em latrocínios (roubo seguido de morte) aumentaram 25%, com cinco casos neste ano contra quatro no ano passado. No total, a região tem 109 pessoas mortas em crimes contra a vida de janeiro a abril deste ano.
Janeiro e fevereiro tiveram menos mortes em homicídios na região neste ano na comparação com o ano passado, respectivamente 29 e 24 contra 36 e 31. A queda parou em março, que registrou 28 vítimas nos dois anos.
Os números positivos, contudo, não foram suficientes para tirar a RMVale do topo do ranking da violência em São Paulo. Nenhuma outra região paulista chega perto da quantidade de mortes violentas do Vale.
Em todo o estado de São Paulo, o número de vítimas de homicídio cresceu 0,61% no primeiro quadrimestre, com 985 registros contra 979 no mesmo período de 2022. Os latrocínios caíram 10%: 53 ante 59.
Fonte: O Vale
Participe do grupo da Conexão Vale e receba as principais notícias no seu whatsapp. Clique aqui.