A Polícia Federal fez operação contra o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo em Guaratinguetá.
A Operação “Aliena Socium” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (04/05) e teve a finalidade de aprofundar investigações a respeito de um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas no município. Os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara do Foro de Guaratinguetá. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, mídias de armazenamento computacional e mais de RS 12 mil em dinheiro vivo.
Após a análise do material apreendido na primeira fase da operação, deflagrada em fevereiro de 2023, foi possível revelar indícios de que empresários do ramo automobilístico da referida cidade, segundo a Polícia Federal, estariam comercializando armas de fogo de forma ilícita, incluindo a possível venda para traficantes de drogas.
No decorrer das investigações, foi possível, em ação conjunta com o Exército Brasileiro, promover a cassação do CR (Certificado de Registro) de um indivíduo indiciado, que havia comprado uma arma de fogo na condição de CAC (colecionador, atirador e caçador).
Diante da situação, se confirmadas as suspeitas, os envolvidos poderão responder por associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo, cujas penas máximas, somadas, superam 22 anos de reclusão.
*Com informações da PF