O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a organização não-governamental SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual na internet destinado a receber denúncias de ataques contra escolas. O link para denúncias é:
https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.
Segundo o site oficial do Governo Federal, a plataforma criada permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente. Os dados serão analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência, que tem atuado fortemente no assessoramento de investigações sobre crimes virtuais no Brasil.
Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web que contenham ameaças de ataques às escolas e a comunidade escolar.
É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Todas as denúncias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.
As URLs (links para conteúdos publicamente disponíveis na web) denunciadas através do formulário no site do MJSP serão automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal.
Fonte: Agência Brasil