O Governo de São Paulo investirá R$240 milhões para ampliar a segurança nas escolas em todo o estado. Dentre as ações, estão contratação de 550 psicólogos, 1.000 seguranças privados e a ampliação da ronda policial.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira (13) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), após visita à Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital paulista.
O evento contou com a presença dos secretários de estado da Educação, Renato Feder; e de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL).
Também foi anunciada a ampliação do número de professores com horas exclusivas para lidar com questões de convivência.
Além disso, será atualizada a Plataforma Conviva – Placon, local para registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.
Segundo o governador, as medidas seguem uma série de estudos realizados pela administração.
“As medidas são resultado de uma ampla pesquisa que fizemos com os profissionais da educação, em uma construção conjunta para a definição de estratégias que contribuam para um melhor ambiente escolar. São ferramentas importantes para que os professores exerçam seu papel com tranquilidade e os pais possam ter segurança com relação as nossas escolas”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
Psicólogos
Segundo o Governo de São Paulo, a contratação dos psicólogos já está em andamento e deve ser concluída em até 180 dias.
A principal mudança é o formato do atendimento, que antes era remoto, mas que agora será presencial.
Os psicólogos ficarão nas 91 Diretorias de Ensino e vão atuar, cada um, em até 10 escolas por semana presencialmente, com pelo menos 600 mil horas de atendimento.
Segurança Privada
Os seguranças privados serão alocados em regiões mais vulneráveis, a serem definidas pela Secretaria da Educação, junto a equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP).
Ampliação da ronda escolar
O policiamento nos entornos das escolas também será reforçado pelas companhias das áreas.
Uma das mudanças é a ampliação do programa Ronda Escolar, que atualmente conta com cerca de 600 policiais diariamente nas ruas.