Durante “Operação Impacto”, equipes do Grupamento Tático Ambiental do Litoral Norte receberam denúncias de que estaria ocorrendo o crime de caça dentro do Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo Picinguaba, em Ubatuba.
Os policiais, utilizando técnicas de rastreamento humano realizaram incursão em trilhas, localizando sinais de movimentação recente e acabaram encontraram um sítio, utilizado aparentemente para pernoite de caçadores de animais silvestres. Na vistoria foram localizados no espaço de área comum, diversas armas de fogo e petrechos utilizados para atividade irregular de caça.
No momento da fiscalização não havia pessoas pela propriedade. As equipes continuaram as diligências para encontrar os infratores, porém não visualizaram ninguém.
O proprietário do sítio foi identificado após consulta na sede do PESMAR. A ocorrência foi apresentada no DP e a delegada tomou conhecimento dos fatos e elaborou o BOPC, ficando o proprietário indiciado.
Foram apreendidas nesta ocorrência 08 espingardas de diversos modelos e calibres, diversas munições e petrechos utilizados para caça de animais.
Na esfera administrativa foi elaborado o auto de infração ambiental “por penetrar em unidade de conservação com petrechos de caça”, com multa no valor de R$ 2.000,00 reais.
Esta é a segunda apreensão de armas utilizadas para caça de animais silvestres somente nesta semana, realizada pelas equipes do Grupamento Tático Ambiental do Litoral Norte.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Ambiental do Litoral Norte.
Fonte: Comunicação Social – Polícia Militar Ambiental