O dono de uma padaria de São José dos Campos foi preso em flagrante por furto de energia. Os representantes da EDP e da Polícia estiveram em um estabelecimento localizado no retorno da Avenida Leonor de Almeida Ribeiro Souto, conjunto industrial Eldorado, onde com a ajuda do Instituto de Criminalística constaram, nesta terça-feira (24/01), pela manhã, a ligação irregular de energia elétrica.
No estabelecimento, os policiais foram atendidos pelo proprietário e pela equipe EDP que já estava no local. O dono da padaria foi informado do motivo pelo qual os policiais e agentes da concessionária de energia estavam ali e também foi avisado a respeito da necessidade da realização de uma vistoria no centro de medição, tendo o mesmo autorizado e franqueado a entrada da equipe, oportunidade na qual foi constatada pelo técnico da EDP e pelos policiais que acompanhavam os trabalhos, que o abastecimento de energia do local era feito de forma criminosa e fraudulenta.
Durante a checagem, o técnico efetivamente localizou no eletroduto , nos cabos que vêm da rede de distribuição e vão ao medidor, uma derivação nas três fases, “A”, “B” e “C” e que a derivação é uma rede paralela que se conecta no ramal de entrada, antes do medidor, propiciando que a energia seja consumida diretamente da rede da distribuição, sem que passe por medição e, consequentemente, sem que seja paga, gerando prejuízo à Concessionária EDP. O prejuízo da EDP com o desvio de energia foi de cerca de R$ 50 mil.