Um jovem de 19 anos morreu ao ser baleado por um Guarda Civil Metropolitano após sair da universidade que estudava, na noite da última terça-feira, 27. O caso aconteceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Guarda foi preso em flagrante por homicídio.
Lucas Costa de Souza estava aguardando seu pai buscá-lo na faculdade e confundiu o veículo da família com o do agente Marcelo Antônio de Oliveira Júnior, de 34 anos, que estava parado em um sinal vermelho próximo do local.
Conforme o guarda civil alegou em depoimento à polícia, ele pensou que seria assaltado pelo estudante, quando o mesmo tentou abrir a porta de seu carro. Então, ele disparou dois tiros no peito de Lucas. Marcelo estava de folga no dia e passeava de carro com sua mãe pela região.
Na delegacia, outros agentes da GCM apresentaram à polícia uma arma de mentira, que disseram ter encontrado próximo ao local do homicídio e que, supostamente, poderia ser de Lucas. O guarda que disparou contra o estudante, Marcelo, disse não ter visto com clareza se o jovem tinha algo em mãos no momento do ocorrido. O caso segue em investigação.
De acordo com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, o GCM começou a atuar na equipe em 2013. Foi aberto um processo administrativo para checar os fatos. As informações são da TV Globo.