A principal categoria do esporte a motor brasileiro experimentará na temporada 2025 a sua maior mudança técnica. A categoria, que foi criada em 1979, ao longo sua existência de mais de 40 anos passou por mudanças importantes. O Chevrolet Opala cupê foi a base da categoria nos primeiros anos. O carro chegou até a ser descaracterizado visualmente no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando a Chevrolet retirou o apoio oficial à categoria.
Em 1994, quando a fabricante voltou a apoiar o certame, o Opala deu lugar ao novo sedãn da marca, o Omega, que permaneceu nas competições até 1999. A partir do ano 2000, um novo projeto de carro criado exclusivamente para as competições elevou ainda mais o patamar da categoria. Um chassi tubular foi criado, permitindo a utilização de diversas “bolhas” de carros de produção, o que trouxe novas marcas para o certame – além da Chevrolet, em momentos distintos participaram a Mitsubishi, Peugeot, Volkswagen e Toyota. A adoção do potente motor V8 foi a “cereja do bolo” para este projeto de sucesso.
Foi nessa fase que a Stock Car brasileira deu um grande salto no profissionalismo e projeção.
Agora, em 2025, o salto será ainda maior. A primeira grande revolução é a mudança das bolhas, dos modelos sedãns para os SUV, atendendo a uma necessidade mercadológica, afinal estes tipos de veículos dominam o mercado automotivo atual. Essa mudança abriu caminho para a vinda de uma terceira marca – a Mitsubishi, que volta à categoria e se junta à Chevrolet e à Toyota. Mas a grande mudança é da concepção do novo carro de corrida.
Projetado pela Audace Tech, o modelo da principal categoria do automobilismo nacional contará com motorização quatro cilindros, duplo comando de válvulas e turboalimentado, de 2,1 litros, com a previsão de 500 cavalos de potência. O motor pesa apenas 130 quilos, com bloco e cabeçote usinados em alumínio. Além da novidade do conjunto motriz, o novo modelo contará com a função da asa móvel e o "push to pass" - o famoso botão de ultrapassagem.
A nova geração da categoria, nomeada de Audace SNG01, também contará com um câmbio da marca X-Track, sequencial, de acionamentos por borboleta no volante. A eletrônica do novo carro terá conexão 5G, com o repasse das informações do carro tanto de telemetria para as equipes quanto para a transmissão de televisão. Os freios serão da marca AP Racing, com 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira. A nova gaiola terá tubos de aço produzidos pela ArcelorMittal, com soldas feitas por robô. Na suspensão, as mangas de eixo e braços utilizam materiais usinados, de alumínio e barras estabilizadoras com 5 ajustes de rigidez.
Os pneus serão da marca Hankook, montados em rodas de aro 18 polegadas.
Os modelos escolhidos para comporem os carros da Stock Car são o Chevrolet Tracker, o Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse. Com desenho agressivo das carenagens, os novos modelos pouco lembram os modelos originais de produção, que por serem SUV´s, são mais altos em relação ao solo.
Os novos modelos poderão ser vistos na primeira etapa da temporada de 2025, em 4 de maio, no autódromo de Interlagos. Pilotos de renome, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, o atual campeão Gabriel Casagrande e tantos outros, farão o costumeiro show de disputas. E o público aficcionado, torcedores, imprensa, equipes e pilotos nunca tiveram tanta expectativa para o começo de um campeonato. Nada como as novidades para agitar uma competição automobilística.
A ficha técnica do novo carro divulgada pela categoria:
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet, Toyota e Mitsubishi, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook
Combustível: etanol
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA.
Rodrigo Carelli - Jornalista especializado em esporte a motor e cultura automotiva - criador do Blog do Carelli e do Canal do Youtube Entusiastas Sobre Rodas. Comentarista de automobilismo e colaborador no Portal High Speed Brazil. Jornalista na sessão de história da Revista Grid.