Tem novidade no automobilismo brasileiro para as categorias de turismo de tração dianteira. O Marcas Brasil Racing apresentou a MBR 2000, nova divisão que utilizará motores 2 litros e uma configuração técnica toda especial.
O MBR, categoria que estreou em 2023 com os modelos equipados com motorização 1.6 litros e 16 válvulas e câmbio manual, já trouxe no primeiro ano a categoria MBR Cup, que resgatou para as competições os motores de 8 válvulas que haviam entrado em desuso. Em 2023 a Cup já realizou provas de exibição e a sua primeira temporada regular foi cumprida em 2024.
Agora a organização do Marcas Brasil Racing cria a MBR 2000. O primeiro protótipo – um Volkswagen Gol – cumpriu sólidos testes com o novo conjunto mecânico e foi possível vê-lo rodando em várias etapas de 2024, nos intervalos entre as quatro corridas no fim de semana.
Lucio Seidel, preparador da Seidel Motorsporst e responsável pelo desenvolvimento do novo conjunto, relatou em matéria veiculada na transmissão oficial que a proposta foi adotar um motor que tivesse o compromisso da durabilidade e custo de desenvolvimento mais baixo.
O trem de força homologado pela categoria terá livre configuração do mapa de injeção eletrônica de combustível. O conjunto técnico é composto pelo motor Toyota 3ZR de 2 litros e 16 válvulas, com comando variável, que sem preparação rende em torno de 141 hp´s de potência. O câmbio adotado será o Volkswagen MQ200 de acionamento manual e seis velocidades, com os semi-eixos MQ200. A categoria fará a venda direta às equipes do conjunto de embreagem, flange, volante do motor em aço, chicote completo da injeção, o conjunto do escapamento e a injeção da marca Injepro, modelo T10000 com firmware próprio.
Na etapa do Marcas Brasil Racing em Curvelo (MG), em 2024, já foram entregues para algumas equipes os primeiros kits do MBR 2000, para aclimatação com os equipamentos e inicio da montagem dos carros desta categoria que começa a nascer e promete muito para seu ano de estreia.
Para a temporada de 2025, além da MBR 2000, as categorias MBR Super e Elite seguem sendo realizadas, com a utilização dos motores de 1.600 cilindradas de cada uma das marcas presentes no certame: Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford, Peugeot, Citroën, Hyundai, Toyota, Renault e Nissan, com os modelos Onix, Mobi, New Ka, Uno, Argo, 208, C3, HB20, Etios, New Onix, March, Sandero e Kwid. A primeira etapa do Marcas Brasil Racing acontece nos dias 28, 29 e 30 de Março em Campo Grande (MS).
Rodrigo Carelli - Jornalista especializado em esporte a motor e cultura automotiva - criador do Blog do Carelli e do Canal do Youtube Entusiastas Sobre Rodas. Comentarista de automobilismo e colaborador no Portal High Speed Brazil. Jornalista na sessão de história da Revista Grid.