Qual é a quilometragem máxima que um Automóvel pode rodar em sua vida útil? Essa é uma pergunta que muitos aficcionados por carro se fazem com frequência. A curiosidade sobre a durabilidade do equipamento como um todo é algo que muitos questionam e mundo afora já foram vistos automóveis que ultrapassam a barreira de 1 milhão de quilômetros rodados.
E aqui no Brasil temos um exemplo de atingimento desta marca. É o Ford Verona modelo GLX ano 1990 do piloto de aeronaves, engenheiro e professor Creso Peixoto, de São Paulo. O cupê de Peixoto começou a ser produzido no país pela Ford em 1989, época em que a marca do oval azul mantinha uma fusão com a Volkswagen – a chamada Autolatina. A mesma carroceria do Verona foi compartilhada com a marca alemã, que lançou o Apolo. Enquanto o modelo da Volkswagen seguia um estilo mais esportivo, o Verona da Ford apelava para uma proposta voltada para o conforto.
Creso Peixoto adquiriu seu Ford Verona no ano de 1992 e passou a partir de então rodar e cuidar de forma meticulosa da manutenção do veículo, anotando todas as manutenções realizadas ao logo dos anos de uso, no melhor estilo “diário de bordo” adotado na aviação, uma vez que o engenheiro também é piloto. Inicialmente, a ideia de Peixoto era rodar até os 200 mil quilômetros para trocar por outro modelo. Mas ali decidiu que seguiria a quilometragem até os 500 mil, para buscar entender se os custos aumentariam a partir dali. Para a sua surpresa, não houve acréscimo.
Foi então que Creso Peixoto resolveu esticar a jornada até 1 milhão de quilômetros rodados em seu Verona. Fez reforços na estrutura do modelo e seguiu utilizando o carro, com uma média de 4 mil quilômetros rodados todo mês, até chegar na emblemática marca. Ao todo, o engenheiro abasteceu seu Ford Verona com 100 mil litros de etanol, fez trocas de óleo que consumiram 235 litros do lubrificante e trocou 46 pneus em toda a saga para chegar ao 1 milhão de quilômetros rodados.
Pelo feito, Creso Peixoto recebeu um reconhecimento do presidente da Ford América do Sul, uma placa especial comemorativa pelo atingimento da marca. De qualquer forma, Peixoto já havia entrado para a história, respondendo a pergunta feita lá no início desta coluna.
Rodrigo Carelli - Jornalista especializado em esporte a motor e cultura automotiva - criador do Blog do Carelli e do Canal do Youtube Entusiastas Sobre Rodas. Comentarista de automobilismo e colaborador no Portal High Speed Brazil. Jornalista na sessão de história da Revista Grid.