noticias439 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Litoral Norte

Micro Algas tóxicas são encontradas nas praias de São Sebastião

Publicada em 12/08/24 às 14:27h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Micro Algas tóxicas são encontradas nas praias de São Sebastião  Compartilhar a noticia Micro Algas tóxicas são encontradas nas praias de São Sebastião  Compartilhar a noticia Micro Algas tóxicas são encontradas nas praias de São Sebastião

Link da Notícia:

Micro Algas tóxicas são encontradas nas praias de São Sebastião
 (Foto: Internet)
Um laudo recente emitido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística  revelou a presença de altas concentrações de microalgas tóxicas da espécie Dinophysis acuminata na água do mar do litoral de São Paulo. A análise das amostras, coletadas na última semana de julho, confirmou os resultados na sexta-feira (9), conforme divulgado em nota técnica no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

O fenômeno, conhecido como “maré vermelha”, teve suas primeiras ocorrências registradas em Santa Catarina e no Paraná. Agora, foi identificado em várias praias do estado de São Paulo, incluindo Cananéia, Peruíbe e Praia Grande, na Baixada Santista, e São Sebastião, no Litoral Norte.

A Dinophysis acuminata é uma microalga que pode produzir toxinas diarreicas, que se acumulam em moluscos bivalves, como ostras e mexilhões. O consumo de moluscos contaminados pode resultar em graves sintomas gastrointestinais, como vômito, diarreia e dor abdominal, além de possíveis problemas neurológicos.

Além de comprometer a segurança alimentar, a maré vermelha também afeta a qualidade das praias para banho. As toxinas liberadas pelas microalgas podem causar reações adversas nos banhistas. Ieda Blanco, médica-veterinária e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAAq), ressalta que, apesar de ser um processo natural, a floração de microalgas pode ter consequências significativas para a saúde pública e o meio ambiente.

Segundo a nota oficial, na próxima semana, a Defesa Agropecuária do Estado realizará novas coletas de moluscos nas áreas de cultivo. O objetivo é verificar a presença de toxinas e determinar o nível de risco para os consumidores. Preventivamente, o governo recomenda que a população evite o consumo de moluscos bivalves provenientes do litoral paulista até que seja garantida a segurança alimentar.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!