Para iniciar as festividades, está programada uma "Volta ao Parque" a bordo da canoa caiçara Maria Comprida II, construída pelo mestre Baeco. Os visitantes terão também a oportunidade de vivenciar o "Fandango", uma manifestação cultural de dança e música que faz parte do rico patrimônio cultural da região.
Um dos pontos altos da celebração será o lançamento da revitalização do "Centro de Visitantes" seguida pela apresentação do "Boi de Conchas". Além disso, haverá tendas educativas de parceiros, proporcionando interatividade e informação sobre conservação e biodiversidade.
A Aldeia Boa Vista, povo Guarani, estará presente no evento, compartilhando seus saberes ancestrais por meio do artesanato, proporcionando ao público uma imersão na cultura indígena.
O artista plástico local de Ubatuba, Adriano Art, criará uma obra em homenagem aos povos originários, que ficará exposta no novo Centro de Visitantes.
O evento é uma iniciativa da Fundação Florestal e o Green Haven Ilha Anchieta, com os monitores ambientais autônomos, APA Marinha do Litoral Norte, Tamar, Instituto Argonauta, Biophilium, Plant Verde e Fundepag – Instituto de Pesca.