A chuva voltou a causar alagamentos na Costa Sul de São Sebastião na tarde desta terça-feira (20). Em apenas uma hora foi registrado um acumulado de 50 milímetros de água. No mesmo período, o bairro de Juquehy registrou um volume ainda maior, de 74,9 mm.
Por conta do risco de deslizamentos, as sirenes de alerta tocaram na Vila Sahy.
Segundo o prefeito Felipe Augusto (PSDB), os bairros mais atingidos são Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Vila Sahy, Camburi, Boiçucanga e Maresias.
Conforme ele disse, as condições da maré são favoráveis e a drenagem da água está funcionando, no entanto, por conta do alto volume de chuva ela é dificultada. Além disso, o Plano de Contingência já foi iniciado.
Um ponto de encontro em cado de evacuação também está aberto na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy. A escola fica na avenida Adelino Tavares, 301, e tem capacidade para receber 60 pessoas.
De acordo com comunicado da Defesa Civil da cidade, há risco alto de deslizamento.
O órgão também informou que existe uma probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado e com potencial para causar grande impacto na população.
Cemaden também alerta alto risco de deslizamento em São Sebastião
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta quarta-feira (21), um alerta de risco para possível deslizamento de terra em São Sebastião e outras cidades do Litoral Norte.
De acordo com o painel de alertas do Cemaden, o risco é considerado alto para São Sebastião e Ubatuba. Já para Caraguatatuba e Ilhabela, o risco é classificado como moderado.
Na região do Vale do Paraíba, especificamente em Aparecida, onde uma mulher perdeu a vida após ser arrastada por uma enxurrada, há risco moderado de deslizamentos.