As chuvas que caem desde a noite de quarta-feira (24) no Litoral Norte continuam e deixam as quatro cidades da região em estado de alerta.
Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), o acúmulo de água pode ultrapassar os 300m até a manhã de domingo (28).
Inúmeras ocorrências tem sido registradas deste o início das chuvas no Litoral: alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvore e interdição de vias, além da evacuação de imóveis áreas de risco.
Em São Sebastião, o volume de chuvas do mês já chega a quase 300 milímetros. A região mais atingida na cidade é a Costa Sul, dos bairros Boiçucanga, Juquehy, Vila Sahy, Camburi, Toque-Toque Pequeno etc. Não há registro de vítimas, mas a Defesa Civil trabalha no monitoramento para evacuação de áreas de risco. No total, 13 famílias, com 42 pessoas deixaram suas casas e estão abrigadas em escolas municipais.
Em Caraguatatuba, o acumulado de chuvas é de 268,58 milímetros somente nas últimas 72 horas. Os bairros mais afetados, segundo a prefeitura, são Jetuba, Massaguaçu, Tabatinha e Porto Novo.Um família com nove pessoas e um cachorro precisou evacuar uma residência no bairro Martim de Sá e ir para casa de parentes.
Outra família com duas pessoas e um cãozinho foi removida do bairro Golfinhos para a casa de parentes. Além disso, um morador do Benfica também precisou vacuar um imóvel.
E em Ubatuba, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu alerta de risco de deslizamento de massa. Os pontos mais atingidos são o centro, bairro do Poruba, Perequê Mirim e Estufa II.
Já em Ilhabela, a prefeitura informa que não há grandes ocorrências, mas que monitora a situação e intensificou as ações de prevenção nas áreas de risco.