O óleo que vazou de navios em São Sebastião chega às praias. A informação foi confirmada pelo Prefeito Felipe Augusto, na tarde desta quinta-feira (11/01). Borras de óleo nas praias da Cigarras e Arrastão.
Na terça-feira (09), aconteceu um acidente com vazamento de óleo na operação “ship to ship” (operação de carregamento entre dois navios) da Transpetro, em razão da perda de contenção nos navios do píer sul, STS, o vazamento aconteceu pelo flange dos mangotes, espécie de mangueira.
Na ocasião, a Transpetro disse que o o vazamento ocorreu na conexão de uma mangueira de abastecimento e o óleo vazado ficou inicialmente retido entre os dois navios. Parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, formando uma iridescência (reflexos brilhantes) na água.
A Secretaria de Meio Ambiente que esteve fiscalizando o acidente ambiental, diagnosticou na tarde desta quinta-feira (11/01) as borras de óleo nas praias. Técnicos da SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) estão investigando o acidente. A Transpetro a pedido da Cetesb e do coletou amostras da borra encontrada nas praias para análise.