noticias629 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Litoral Norte

Falta de segurança obriga igreja matriz de Caraguatatuba a suspender missas realizadas às 7 horas da manhã

Publicada em 10/12/23 às 18:10h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Falta de segurança obriga igreja matriz de Caraguatatuba a suspender missas realizadas às 7 horas da manhã  Compartilhar a noticia Falta de segurança obriga igreja matriz de Caraguatatuba a suspender missas realizadas às 7 horas da manhã  Compartilhar a noticia Falta de segurança obriga igreja matriz de Caraguatatuba a suspender missas realizadas às 7 horas da manhã

Link da Notícia:

Falta de segurança obriga igreja matriz de Caraguatatuba a suspender missas realizadas às 7 horas da manhã
 (Foto: Internet)
O Santuário de Santo Antônio decidiu suspender as missas às 7h15 na Igreja Matriz de Caraguatatuba por falta de segurança.  Na última terça-feira, dia 5, um estranho adentrou a igreja matriz, que fica na principal praça da cidade, a Cândido Mota, assustando fiéis e agredindo fisicamente com um soco no peito um senhor de idade.

Diante do ocorrido, o reitor pároco Padre Julián Quintero Celis e o vigário paroquial Padre Mauro José Ramos, decidiram suspender as missas que ocorriam de terça até sábado, às 7h15 da manhã, no santuário de Santo Antônio. Segundo o santuário, as missas das 7h15 da manhã serão suspensas provisoriamente até que sejam adotadas medidas de segurança para o santuário e seus fiéis.

Além da Igreja Matriz , a praça Cândido Mota concentra as principais agências bancárias, entre elas, os bancos do Brasil, Itapu,  Santander e Mercantil do Brasil e ainda as principais lojas como Magazine Luíza, Bahia e Pernambucanas e o Polo Cultural e Museu Adaly Coelho Passos, da Fundação Cultural de Caraguatatuba.

A falta de segurança na praça realmente preocupa. Segundo um dos colaboradores do Santuário, a ocorrência registrada na última terça-feira, dia 5, não foi a primeira este ano. Ele  contou que há um mês um homem adentrou a igreja matriz pela manhã e danificou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida de um metro de altura. O  Santuário teria registrado boletim de ocorrência sobre a invasão e os danos à imagem na delegacia de polícia da cidade.

No ano passado, o Santuário chegou a interditar o uso dos banheiros fora dos horários das missas programadas na Igreja Matriz devido as depredações supostamente causadas por moradores em situação de rua que vivem na praça e utilizam  no dia a dia os sanitários até para tomar banho.

Comerciantes estabelecidos na praça Cândido Mota e fiéis da igreja matriz reclamam há muitos anos do abandono da praça mais tradicional da cidade e da presença e pernoite de moradores em situação de rua no coreto da praça.  Existem queixas de moradores, de perturbações e até de ofensas feitas por parte de supostos usuários de droga que se misturam aos moradores em situação de rua que ocupam a praça.

Após lerem o comunicado da Igreja Matriz divulgado nas rede sociais, vários fiéis e moradores se manifestaram. ” A praça está abandonada, as escuras, sem vida e sem atrativos. A fonte luminosa, durantes muitos anos um dos principais atrativos da praça, já não funciona mais.  A prefeitura precisa revitalizar a praça, um espaço do povo que deve ser agradável e seguro para todos”, comentou a professora Lourdes Lippi de tradicional família caiçara.

“Cadê as autoridades, cadê os vereadores, cadê o prefeito, cadê a guarda municipal…lembrei vai ter eleição aí tá um Deus dará tipo nem ligo…gente que isso nem orar mais tem segurança.”, postou a moradora Semira Voz. Outra internauta postou que a praça está com um mau cheiro horrível.

Comunicado

O  comunicado que está sendo divulgado nas redes sociais informa aos fiéis da suspensão das missas das 7h15 e de providências que estão sendo adotadas pelo santuário. Confira abaixo o teor do comunicado:

“Precisamos encontrar parceiros que possam atuar na segurança do Santuário, pois pela realidade atual que vivemos, onde a praça nesse horário termina sendo muito vulnerável diante da realidade social, nossa prioridade precisar ser a vida de que vem rezar e buscar a Deus nesse espaço sagrado” .

“Pedimos a compreensão de todos os devotos de Santo Antônio. Vamos nos ajustando, e na medida das possibilidades de cada um, pedimos que busquem participar da missa das 12 horas , horário em que a quantidade de pessoas que circulam pela praça e aos arredores do Santuário é bem maior.

O comunicado informa os horários os horários das missas:  às segunda, quartas e sábados, às 12 e 19h30;   terças e quintas, às 9h, 12h e 19h30; e, aos domingos, às 8h,11h, 18h e 20 horas.

O Santuário também informa aos fiéis que a igreja passará a abrir a partir das 8h30.  E que, o atendimento na secretaria ocorrerá as segundas das 13 às 17 horas; de terça até sexta, das 8h30 as 17 horas; e, aos sábados, das 8h30 às 12 horas.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Visitas: 322805
Usuários Online: 481
Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!