A Defesa Civil de Ubatuba emitiu um alerta de possibilidade de rajadas de vento e chuvas intensas a partir de sexta-feira (17), até domingo (19). A soma de calor, umidade e a passagem de uma frente fria vão criar condições para temporais, granizo e fortes rajadas de ventos em grande parte do Estado.
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de próximo e durante o temporal, ter condições de chegar à 100 km/h em algumas áreas. Já com relação às chuvas, para o Litoral Norte, a previsão de acumulado é de até 150 mm.
Por isso, principalmente entre a tarde de sábado e o domingo, é importante redobrar a atenção às regiões mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências.
A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados. Também é necessário evitar áreas arborizadas durante as tempestades devido ao risco de queda de árvores.
Outro aspecto importante é referente à condução de veículos enquanto as condições meteorológicas estão adversas. A recomendação é que o motorista reduza a velocidade, mantendo distância segura de outros veículos e esteja atento a possíveis bloqueios viários oriundos de situações como queda de árvores ou alagamentos.
Caso a situação seja a percepção de sinais de vento intenso, deve-se buscar abrigo em local seguro, longe de estruturas suscetíveis a danos como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se aos possíveis incidentes, verificando a instabilidade de árvores próximas a residência e, caso identifique risco, acione os órgãos competentes.
Objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, também requerem atenção. A população deve se certificar de que estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes.
Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem já possuía cadastro com o CEP genérico 11680 deve se recadastrar, inserindo o código da rua.