O boletim semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgado nesta quinta-feira (9), aponta que mais de 20 praias no litoral norte paulista estão definidas como impróprias para banho (bandeira vermelha). A seguir, detalhamos a situação de cada cidade:
Ubatuba: Praias do Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita, Iperoig, os trechos monitorados pela Cetesb na praia de Itaguá e o rio Itamambuca exibem bandeira vermelha. Todas as outras praias, incluindo a Ilha Anchieta, estão definidas como próprias (bandeira verde).
Caraguatatuba: Martim de Sá, Centro, Indaiá, Palmeiras, Prainha e o trecho próximo ao rio Tabatinga, na praia de Tabatinga, estão impróprios para banho. No entanto, as demais praias da cidade estão com bandeira verde.
São Sebastião: Praias do Arrastão, São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta e Porto Grande estão sinalizadas com bandeira vermelha. Todas as outras, inclusive da Costa Sul, são consideradas próprias para banho.
Ilhabela: As praias do Pinto, Siriúba, Viana e Itaguaçu estão impróprias para banho, enquanto as demais praias da cidade-arquipélago mantêm a bandeira verde da Cetesb.
A Cetesb aconselha evitar o banho em águas do mar especiais como impróprias, especialmente após chuvas intensas e em áreas próximas a canais, córregos e rios que deságuam no mar. Além disso, desencoraja a ingestão de água do mar. A instituição destaca que crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade são mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após nadar em águas contaminadas. A gastroenterite é a doença mais comumente associada à água do mar poluída, enquanto infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta também podem ocorrer.