Uma empresa de São José dos Campos venceu a licitação para implantar o sistema de alertas com sirenes em cidades litorâneas paulistas por ter apresentado a menor proposta entre as concorrentes.
O Governo de São Paulo vai pagar R$ 2,4 milhões de reais à Squitter, que deverá providenciar todos os dispositivos, os procedimentos de instalação e manutenção preventiva, assim como o software que habilite a ativação do sistema de maneira remota.
O montante previsto na licitação era de R$ 4,1 milhões.
Segundo o edital, a empresa terá que instalar as sirenes em locais de fácil acesso e que permitam fácil identificação dos moradores. Além disso, também terá que fornecer a realização de ensaios, treinamentos e operação assistida durante a implantação do serviço.
O documento não especifica o número de sirenes que serão compradas. O resultado do processo licitatório foi homologado nesta terça-feira (17).
O contrato entre a empresa vencedora e o governo do estado deve ser assinado em até cinco dias. O edital prevê que o sistema deve começar a operar em fevereiro de 2024, na reta final do verão.
Cidades escolhidas
Ao todo, três cidades foram escolhidas para receber o sistema de alerta de inundação: São Sebastião, Guarujá e Franco da Rocha. As cidades foram escolhidas pela Defesa Civil com base nos seguintes critérios:
- Risco de deslizamentos e alagamentos
- Volume de chuva registrado
- Número de mortes e desalojados recentes
- Centros de operação e controle 24h
Em São Sebastião, as famílias mais atingidas foram as da costa sul, especialmente os moradores da Barra do Sahy. As enchentes e deslizamentos deixaram 64 mortos e muitas famílias desabrigadas.
Segundo informações da Defesa Civil, em caso de previsão de temporais com alto índice pluviométrico, um alerta será emitido ao Centro de Gerenciamento de Emergência da cidade.
A cidade acionará sirenes para alertar os moradores da Vila Sahy sobre a necessidade de deixar suas casas. Junto com as sirenes, serão disponibilizados mapas comunitários de risco com informações sobre locais seguros para se refugiar em caso de inundação.