A forte ressaca que atinge as praias de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, tem colocado em risco os coqueiros instalados na Praia Martim de Sá, a mais conhecida e frequentada da cidade.
São cerca de 120 coqueiros, a maioria, com as raízes expostas e sujeito a queda. Ontem, um enorme coqueiro que existia próximo ao quiosque Canto Bravo, caiu, após ser atingido pelo avanço da maré. Há alguns dias atrás, outro coqueiro também foi derrubado pelo avanço da maré no mesmo local.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), fez a retirada do coqueiro que foi derrubado pela força da ressaca ocorrida no final de semana.
Segundo a prefeitura, as últimas ressacas que atingiram a faixa litorânea de Caraguatatuba arrastaram grande quantidade de areia das praias, deixando muitas árvores com as raízes expostas, em especial os coqueiros da praia Martim de Sá.
De acordo com a prefeitura foram necessários cinco funcionários que utilizaram uma retroescavadeira e um caminhão trucado na operação. Segundo informou a prefeitura, não havia como fazer o replantio do coqueiro. Os trabalhos devem ser encerrados no mesmo dia.
Todas as vezes que a ressaca atinge os coqueiros na praia, a prefeitura coloca areia para não deixar as raízes expostas e impedir que a planta caía e atinja banhistas.
Segundo técnicos da Embrapa, o ideal é que os coqueiros sejam retirados da orla e replantados em outras áreas. A recomendação é feita pelo pesquisador Humberto Fontes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), especialista em cultivo e em pragas de coqueiros.