Moradores de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião, encontraram uma grande rachadura no topo de um morro próximo ao bairro, após a tragédia do dia 19 de fevereiro.
Os agentes da Defesa Civil de São Sebastião realizaram a demarcação da rachadura para monitoramento, uma área de aproximadamente 300 metros lineares.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Wagner Barroso comunicou os geólogos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do governo do Estado, onde vistoriaram e elaboraram o relatório informando que a medida a ser adotada é de apenas monitoramento.
Segundo o coordenador Barroso, foram colocadas estacas no local e a equipe da defesa civil sobe no morro uma vez por semana para verificar se houve movimentação da rachadura. “A rachadura está sendo monitorada há quatro semanas e até o momento não houve alteração”, relata Barroso.
No dia 12 de agosto a Defesa Civil realizou um simulado de evacuação de áreas de risco para a comunidade de Toque-Toque Pequeno, com o objetivo de orientar os moradores sobre como sair de uma dessas áreas de forma organizada, chegar até o ponto de encontro e ter os serviços organizados no caso de emergência climática.