A 24ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba será realizado desta terça-feira (18) até 30 de julho, na Praça da Cultura (Praia do Centro). A realização é da Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e em parceria com Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro. Inicialmente previsto para começar na última sexta-feira (14), o seu início foi adiado devido ao alerta de ventos fortes na região.
O Festival tem como objetivo valorizar, preservar, proteger e divulgar o patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a Comunidade Pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.
Nesta edição, o Festival contará com 21 barracas, sendo 19 de alimentos e refeições preparados à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 a R$ 70.
Além das barracas de quitutes, haverá, ainda, a área das Tendas de Artesanato e Artes Plásticas com obras confeccionadas por artistas e artesãos locais, o espaço do Rancho e Casa Caiçara, cunhagem da canoa e o oratório de São Pedro. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca e um stand com produtos à base de Cambuci também marcam presença na festa.
A expectativa da organização é que mais de 100 mil pessoas compareçam à Praça da Cultura durante os 12 dias de festa, que contará com uma programação artística e cultural especialmente pensada para a ocasião.
Corrida de Canoa Caiçara
Ainda durante o Festival, no dia 23 (domingo), será realizada a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, às 9h, na Praia do Centro, nas categorias solo masculino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista.
A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para os participantes. As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 7h30. Quem não tiver canoa, pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundação. A exibição da Canoa o pano, com senhor Miguel de Andrade e convidados, acontece durante o evento.