A Marinha do Brasil emitiu um comunicado informando sobre a possibilidade de ocorrência de um ciclone extratropical que poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de São Paulo e do Espírito Santo. A previsão é de que o evento ocorra da manhã do dia 13 até a tarde do dia 14 de julho.
Segundo as informações, o ciclone deve trazer ventos de direção Noroeste a Sudoeste, rodando para Sudoeste a Sul, com intensidade de até 74 km/h. Essa condição climática pode causar impactos significativos na região, exigindo atenção redobrada por parte dos moradores, turistas e navegantes.
Além disso, o ciclone poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, abrangendo uma extensão que vai de Laguna (SC) a Campos dos Goytacazes (RJ). As ondas esperadas terão direção Sudoeste a Sudeste e poderão atingir alturas de até 4 metros. A ressaca deve persistir da noite do dia 13 até a manhã do dia 15 de julho.
Diante das previsões, a Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor, disponibilizados para consulta na
página oficial. Para facilitar o acesso às informações meteorológicas, a Marinha também recomenda a consulta à página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook.
Além disso, estão disponíveis os aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", desenvolvidos em parceria com a Petrobras e o RUMAR (Instituto Rumo ao Mar), respectivamente. Esses aplicativos podem ser baixados em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.