Uma escola estadual foi autuada pela Vigilância Sanitária devido a presença de pombos no refeitório da unidade em Caraguatatuba.
As denúncias foram feitas por alunos da escola Estadual Alcides Galvão, no bairro Ipiranga.
As denúncias de pombos em cima dos alimentos na escola foi feita por alunos por meio das redes sociais.
A notificação estabelece que a direção do colégio tome todas as providências quanto às condições sanitárias do local, do refeitório e também do processo de manuseio e distribuição dos alimentos aos estudantes.
O não cumprimento da decisão pode acarretar multa de R$ 4.420 e outras penalidades, como a interdição da escola.
A presença constante de pombos acontece devido ao acesso fácil à alimentos, que pode ocorrer também devido ao armazenamento de lixo em locais inadequados.
Apesar de parecerem inofensivos , segundo o Ministério da Saúdes, os pombos podem oferecer risco à saúde com a transmissão de doenças como:
Meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal;
Salmonela: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;
Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);
Criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos.