Uma moradora do bairro Borrifos, em Ilhabela, foi detida e autuada pela Polícia Ambiental em R$ 51 mil por maus tratos a animais domésticos.
O caso foi descoberto após a policia ambiental receber uma denuncia sobre o crime de maus-tratos a animais domésticos no bairro do Borrifos, município de Ilhabela, onde uma mulher mantinha diversos cachorros em situação insalubre.
Uma equipe da polícia ambiental foi até o endereço informado na denuncia e foi recebida pela própria mulher denunciada. Ela negou qualquer tipo de crime à animais, informando que não autorizaria nenhum tipo de fiscalização em sua residência.
Segundo a policia ambiental, a mulher tentou retornar à sua casa e soltar alguns cachorros na tentativa de obstar a ação de fiscalização. Os militares visualizaram alguns animais presos em correntes curtas em local repleto de fezes e sujeira.
Devido a constatação do crime de maus-tratos, os militares adentraram na residência localizando 17 cães dispostos em diversos cômodos em condições deploráveis, sem alimento e água, com acúmulo de fezes, sujeira, urina e utensílios domésticos.
A perícia da Polícia Científica bem como agentes do CRAS (Centro de Referência Animal de Ilhabela) atestaram o crime de maus-tratos, pela condição insalubre do local.
A proprietária dos cães foi conduzida ao Distrito Policial de Ilhabela, onde o delegado de plantão elaborou boletim de ocorrência de maus-tratos, permanecendo a responsável presa à disposição da Justiça. Preocupados com a saúde física e mental da infratora, os policiais solicitaram apoio da assistência social do município para acompanhamento do caso.
Segundo a polícia ambiental, o Centro de Referência Animal de Ilhabela fará a captura e triagem de todos animais envolvidos na ocorrência, fato que não se deu no mesmo dia devido a possibilidade de infestação de doenças ao demais animais em tratamento, necessitando adequar um espaço para triagem e quarentena dos cães apreendidos.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190.