O 2º Festival Saberes e Sabores Caiçaras, em Caraguatatuba, promete movimentar mais de R$ 1,5 milhão em vendas entre os dias 11 e 14 de maio. O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).
Este ano, o evento será realizado na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. O objetivo do festival é valorizar, promover e difundir as tradições artesanais e culinárias locais, reunindo cultura, gastronomia, música e grande público.
Além da comercialização dos pratos gastronômicos, a programação do Saberes e Sabores Caiçaras contará com a exposição e venda de produtos produzidos por produtores rurais, ceramistas e artesãos do município. O festival terá ainda apresentações musicais.
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba abriu um chamamento público para os interessados em participar do evento, conforme o Edital 012 publicado no Diário Oficial do Município de 4 de maio.
A inscrição é facultada a todos os produtores locais (pessoa física ou jurídica) e deverá ser realizada na sede da Secretaria de Turismo, que fica na av. Arthur Costa Filho, 25, até a próxima segunda-feira (8), das 9h às 17h, ou por email no endereço inscricao.eventos@caraguatatuba.sp.gov.br em igual prazo de data e horário.
Serão disponibilizados 39 espaços destinados a diferentes tipos de produtos locais, distribuídos nas seguintes categorias: oito estandes para comercialização de alimentos salgados de preparo rápido (petiscos e comida de boteco) e refeições, em especial aqueles que contenham produtos típicos regionais em sua receita; cinco estandes para cervejeiros artesanais de Caraguatatuba; quatro estandes para comercialização de doces diversos; dois espaços para sorvetes ou açaí artesanais do município; dois espaços para Food Truck/Kart de alimentos diversos artesanais (em especial aqueles que contenham produtos típicos regionais em sua receita) e bebidas artesanais e convencionais; até seis espaços destinados exclusivamente aos produtores rurais do município; 10 espaços para artesãos locais (não serão aceitas inscrições de artesãos que já se beneficiam de espaço público para trabalhar); um espaço para a Associação Orquidófila do Litoral Norte; e um espaço para Casa Caiçara com bolos e café com rapadura tradicionais da gastronomia caiçara.