Petrechos de pesca também foram apreendidos. O valor das multas passa de R$ 140 mil.
Conforme determina a Lei, o fato será comunicado ao Ministério Público Federal, para que proceda à abertura de processo criminal em desfavor dos autuados.
Os peixes apreendidos foram doados para o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.
Vale destacar que Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, na costa sul de São Sebastião, e a Estação Ecológica Tupinambás, localizada em Ubatuba, são de proteção integral fundamentais para reposição dos estoques pesqueiros da região.
A pesca de predadores de topo como os tubarões afeta toda a cadeia marinha e causa danos imensuráveis às unidades.
Além disso, a pesca de qualquer natureza permanece proibida no interior das duas unidades e os infratores estão sujeitos à multa, apreensão da embarcação e dos petrechos de pesca.
Turismo no Arquipélago
Considerado um santuário da biodiversidade marinha em todo o país o refúgio de Alcatrazes, localizado a 45 quilômetros da costa de São Sebastião, foi aberto oficialmente para a visitação pública em dezembro de 2018 com um mergulho inaugural que reuniu 120 turistas de várias partes do Brasil.
O passeio até o arquipélago só pode ser feito por empresas autorizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pela gestão da área.