O alerta de uma mãe na internet provocou comoção ao publicar a grave situação de seu filho ao consumir whisky com energético, uma mistura perigosa para a saúde, mas que nem todos sabem quais são seus efeitos negativos no organismo. Neste domingo (02) o jovem recebeu alta após passar dias na UTI.
De acordo com Erika, mãe do jovem, a ingestão das bebidas foi feita por volta das 11h:
“Às 10 horas fomos para praia Ubatumirim, passamos no supermercado, onde meu filho comprou esse energético e um whisky. Chegamos na praia por volta das 11h30 da manhã. Por volta das 13h40 meu filho deitou e aparentemente dormiu minutos depois ele vomitou e estava com suspeita de ter tido convulsão”, desabafou.
O jovem foi levado ao Hospital Santa Casa de Ubatuba, mas ao chegar no local, já se encontrava em coma. Foi entubado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva de Caraguatatuba.
“Isso é só um resumo do que passamos. Meu alerta a jovens e com o uso de energéticos no caso este alto índice de metanol onde o envenenou e intoxicou. Meu filho hoje é um milagre de Deus. Tive um final feliz, mas quantas pessoas não tem”, comenta Erika.
Interação energético e bebida alcoólica
A interação entre bebida alcoólica e o energético pode ser perigosa e prejudicial à saúde. Isso ocorre porque as bebidas energéticas contêm cafeína, taurina e outras substâncias estimulantes que podem mascarar os efeitos do álcool e aumentar a sensação de alerta e excitação.
Essa sensação pode levar as pessoas a beberem mais do que o normal, ocasionando intoxicação alcoólica grave ou até mesmo coma alcoólico. Além disso, as bebidas energéticas provocam eliminação de água do organismo, mascarando a sensação de embriaguez e aumentando o risco de desidratação e problemas de saúde relacionados.
Outro problema é que a combinação de bebida alcoólica e energéticos pode aumentar a impulsividade e a disposição para assumir riscos, induzindo a comportamentos perigosos e arriscados, como dirigir sob efeito de álcool, envolver-se em brigas e acidentes.
Por esses motivos, é recomendável evitar a combinação de bebidas energéticas e álcool, e sempre consumir bebidas alcoólicas com moderação e responsabilidade. Se você decidir consumir bebidas energéticas, faça isso de forma separada da bebida alcoólica e mantenha-se hidratado com água e outras bebidas não alcoólicas.