Moradores da praia Brava da Fortaleza em Ubatuba, estão preocupados com um grande escorregamento de terra que aconteceu em decorrência das fortes chuvas no feriado do Carnaval, onde expôs uma enorme rocha no topo do morro e na direção de aproximadamente 15 residências.
Segundo os moradores, a equipe da Defesa Civil informou que a posição da rocha é preocupante e na época chegaram a interditar oito moradias. Eles entregaram lona plástica para que os moradores cobrissem todo o local e também solicitaram que arrancassem as bananeiras plantadas próximo a área que escorregou, devido o tronco reter muita água, e plantassem bambu para segurar o solo.
A Defesa Civil de Ubatuba informou que a rocha se encontra em propriedade particular e nada poderá ser feito no momento. A população local está inconformada com essa posição da prefeitura e a preocupação que a rocha se desprenda só aumenta a cada chuva.
O Governo do Estado solicitou ao Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente um relatório sobre esse escorregamento. O relatório já foi elaborado, descreve todos os problemas sobre área afetada e cita que a rocha está em direção desfavorável à estabilidade do talude, além das recomendações de emergências e medidas adicionais.
A Defesa Civil de Ubatuba informou que só poderá interferir no local quando chegar a estiagem conforme determinação do relatório do IPA, e quanto a retirada da rocha por se tratar de área particular será bem difícil uma tratativa, a prefeitura terá que disponibilizar de projeto e de contratação de uma empresa especializada.