O Litoral Norte teve 12 de suas praias classificadas como impróprias para banho no fim de semana pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A cidade de São Sebastião, a mais castigada pelas chuvas nos últimos dias, está com quatro de suas praias classificadas como impróprias: Prainha, Pontal da Cruz, Preta do Norte e Preta.
Caraguatatuba tem três praias inadequadas para banho: Tabatinga (FOTO), Prainha e Centro. Em Ilhabela também três praias foram classificadas como poluídas: Armação, Itaquanduba e Feiticeira.
Em Ubatuba, segundo a Cetesb, estão inadequadas para banho as praias do Itaguá e Perequê-Mirim.
Riscos
A Cetesb recomenda que os banhistas evitem: banhar-se em água do mar classificada como Imprópria; tomar banho de mar após chuvas muito intensas; e, banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.
Em eventos extremos de chuvas, como o dos dias 18 e 19 de fevereiro de 2023, ocorre o carreamento de grande quantidade de lama e de esgoto doméstico para as praias por meio dos cursos de água e de enxurradas.
Por esse motivo, a CETESB recomenda, preventivamente, aos moradores e turistas que evitem se banhar em praias em que a água do mar esteja barrenta, com presença de detritos e, principalmente, próxima aos cursos de água.
As praias classificadas como impróprias pela Cetesb são sinalizadas com bandeira de cor Vermelha e devem ser evitadas para banho de mar devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. As praias liberadas para banho são sinalizadas com bandeiras de cor Verde.
A Cetesb realiza desde 1974 o monitoramento das principais praias do Litoral Norte. Atualmente, no Litoral Norte são monitorados 97 pontos em 83 praias da região. Algumas praias, como Itaguá, em Ubatuba; Tabatinga, em Caraguatatuba; Maresias e Juquehy, em São Sebastião, a Cetesb avalia as condições do mar em dois setores das praias, normalmente, próximo aos rios que desembocam nessas praias e no meio das praias.