O Procon de Caraguatatuba, a Fundação Procon/SP e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde fizeram uma operação conjunta entre os dias 24 e 27 de janeiro em supermercados da cidade para apurar infrações previstas na Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor/CDC) e contra a saúde pública.
Após vistoria em 12 estabelecimentos, os fiscais do Procon de Caraguatatuba e da Fundação Procon/SP aplicaram multa de R$ 202.549,46 em 10 deles ao encontrarem produtos vencidos, sem informações obrigatórias (como adição ou não de glúten para pessoas alérgicas) e sem preço.
Já a Vigilância Sanitária registrou dois autos de infração por estabelecimento estar em funcionamento sem licença sanitária e cinco autos de infração por alimentos sem os padrões de identidade, qualidade e segurança e com prazo de validade expirado.
Além disso, foram retirados de circulação 365,6 kg de alimentos impróprios para consumo, sendo a maioria carne, vendidas resfriadas ou que estavam congeladas, alterando as propriedades organolépticas do produto, ou seja, as qualidades do produto, como cor e sabor.
Também recolheram pão integral, amendoim japonês, pipoca, pimenta em pó, cerveja, iogurte natural, requeijão, entre outros, todos com prazo de validade expirado.