Um homem de 43 anos, turista da cidade de Salto do Pirapora (SP), morreu afogado ao tentar salvar a sobrinha que também se afogava, na praia de Ubatumirim, em Ubatuba, na tarde de sexta-feira (27/1). A jovem foi para a parte mais funda e estava com dificuldade de voltar, momento que o tio entrou para tentar ajudá-la e acabou se afogando.
A sobrinha conseguiu sair sozinha da água, mas o tio se afogou, sendo retirado do mar por um funcionário de um quiosque. Equipe do helicóptero Águia esteve no local, com o trabalho de reanimação cardiorrespiratória. Uma equipe médica do Samu deu continuidade ao atendimento, mas o óbito foi constatado no local.
Bombeiros fazem alerta
Os guarda-vidas que estiveram no local não identificaram 'corrente de retorno', o que pudesse ter puxado a jovem para o mar. Os bombeiros alertam para que as pessoas permaneceçam nas partes rasas das praias.
Grande parte das praias do Litoral Norte contam com guarda-vidas durante todo o verão. O GBMar - Grupamento de Bombeiros Marítimos orienta a permanecer com a profundidade da água no umbigo, lembrando o jargão usado pela corporação de "água no umbigo, sinal de perigo".
Também salienta para que se evite boias e objetos flutuantes, pois estes dão falsa sensação de segurança. Além disso, fique longe de costeiras e pedras, elas são sempre escorregadias.
Obedeça e respeite a sinalização de perigo, colocada pelos guarda-vidas nas praias. Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar. Fique sempre perto das crianças e idosos.