Ao contrário de São Sebastião, que está com as obras de recapeamento da SP-55 no trecho final, a cidade de Caraguatatuba ainda deve esperar para que a rodovia receba melhorias assim como a vizinha, que teve um investimento de R$ 18 milhões nos últimos meses e que está com as condições de viabilidade muito melhores do que o trecho de Caraguá.
Em São Sebastião o recapeamento abrange o trecho entre os bairros Canto do Mar, na Costa Norte, ao Bairro de São Francisco (Km 112+500 até o Km 120) e atende reivindicações frequentes feitas pela prefeitura de São Sebastião, que inúmeras vezes denunciou o estado de conservação da rodovia.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de nota, informou que o trecho em questão é de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), órgão ligado a Secretaria de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo e que mantém parceria com o Estado, mas para manutenção de canteiros (roçada) e iluminação. A repavimentação do trecho em questão será executada pelo Estado, cujo processo licitatório já foi realizado e que aguarda a ordem de serviço para início das obras.
Já o DER informou que neste momento estão em fase de licitação os serviços de conservação previstos para o km 053 ao km 081 (Ubatuba) e do km 081 ao km 112 (Caraguatatuba).